terça-feira, 1 de novembro de 2011

Mitos e verdades sobre os planos de previdência privada

Os planos de previdência privada são grandes aliados do planejamento financeiro para quem pretende garantir uma aposentadoria mais tranquila financeiramente, sem depender unicamente dos benefícios da Previdência Social, que podem ser insuficientes nesta fase da vida.
Contudo, ainda há muitas dúvidas em torno desse investimento. Por quanto tempo é preciso manter um plano desse tipo? É possível ter outros benefícios com o plano privado, além da aposentadoria? Quem pode contratá-lo?
Antes de escolher seu plano de previdência complementar, é preciso esclarecer alguns mitos, bem como reiterar algumas verdades, que podem fazer a diferença na hora de aplicar.
Principais mitos
Mitos e lendas não faltam quando o assunto é previdência complementar. Saiba reconhecê-los e evitá-los:
1.       Sou muito novo – ou muito velho – para entrar em um plano de previdência - quanto mais cedo começar a planejar sua aposentadoria, melhor. Quem é jovem deve, sim, começar a se planejar para o futuro. Já aqueles que passaram dos 45 anos de idade, por exemplo, também podem acumular recursos suficientes para uma aposentadoria tranquila, pois, com a expectativa de vida do brasileiro cada vez mais elevada, mesmo que um pouco mais tarde, ainda há tempo para contratar um plano de previdência e garantir uma aposentadoria mais tranquila.
2.      Não tenho dinheiro suficiente para investir em previdência privada atualmente, existem planos que permitem contribuições a partir de R$ 30 por mês. Assim, o importante é investir, mesmo com quantias menores. 
Verdades
Não só mitos cercam o investimento em previdência privada. Existem muitas verdades sobre esses planos que devem ser reiteradas.
1.       Fundos de previdência são aplicações de longo prazo - resgatar o investimento antes do prazo pode não ser vantajoso, pois a alíquota de Imposto de Renda pode ser mais alta do que a de outros fundos de investimentos de longo prazo.
2.      Investidor pode definir quanto e quando quer receber sua renda - é possível escolher a melhor forma de receber o rendimento da previdência privada, optando entre resgates periódicos ou resgate total, com o objetivo de reaplicar o montante.
3.      Segurados podem migrar de uma empresa para outra, sem perdas de recursos - na fase de acumulação, a lei permite que o participante ou segurado migre a reserva que tem para outra instituição, sem custos adicionais. Contudo, durante a fase de aposentadoria não são permitidas transferências de reservas.

Fonte: Finanças Práticas

Nenhum comentário:

Postar um comentário