terça-feira, 14 de junho de 2011

SAIBA COMO PAGAR AS CONTAS DA SUA EMPRESA SEM DIFICULDADE.

 

Escrito por: Fabiano Silva de Sant'Ana

Passar pela situação de ser cobrado constantemente, ter fornecedores batendo na sua porta, ter que sempre contar com empréstimos e descontos de duplicatas para conseguir um capital para pagar suas contas é realmente constrangedor e caro.

Talvez neste momento você empresário esteja passando por uma situação parecida, onde “desconta o café da manhã” “financia o almoço” para tentar “pagar uma parte a vista da janta”. Nessa você se encontra num tremendo circulo vicioso que a curto/médio prazo a sua empresa tende a quebrar. Não é a toa que os dados do SEBRAE mostram que as maiorias das empresas quebram num curto período de tempo depois de suas respectivas constituições.

Pretendo agora colocar algumas dicas para te auxiliar no melhor planejamento das suas contas a pagar e a receber. Não existem fórmulas mirabolantes, e sim, a sua sensibilidade de reconhecer o problema e ter a plena consciência da necessidade de operar mudanças.

Adequar despesas às receitasNesta hora você precisa pegar uma listinha e relacionar todas as suas despesas fixas e variáveis. Analisar friamente o que é supérfluo e o que é necessário, e dentro deste necessário ver o que pode ser reduzido.

Refinanciar dívidasNegociar com os credores é sempre uma boa alternativa. Numa conversa amistosa talvez consiga estender mais o prazo e diminuindo os valores de saída de dinheiro mensal, com isso você ganha uma folga no caixa. Acredite, refinanciar dívidas costuma dar certo por que o seu credor prefere receber alguma coisa do que não receber nada - caso você deixe de honrar o compromisso.

Diminuir o prazo de Recebimento e Aumentar o de pagamentoEstá aí o grande entrave para o gerenciamento do caixa de sua empresa. Muita gente compra dos seus fornecedores a vista ou com um prazo muito curto e na hora de vender para o cliente o faz com prazo de 30, 60, 90 dias e/ou parcelado. Isso gera um rombo muito grande no caixa. Se sua situação está difícil financeiramente, está na hora de você negociar prazos maiores para pagar suas compras e diminuir o tempo do recebimento de suas vendas.

Retirada Mensal (Pro Labore)Será que sua retirada mensal não está alta demais, ou em outras palavras, será que não está muito acima do que sua empresa pode comportar? As vezes aqui seja necessário rever sua despesas pessoais.

Enfim, poderia citar várias outras formas de organização financeira. Mas, acredito que o mais importante, seja você ter a consciência que as coisas precisam mudar, e não perder tempo. Tenha atitude. Faça agora!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário