terça-feira, 7 de junho de 2011

A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE NAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS


Primeiramente vou conceituar Ciências Contábeis ou Contabilidade: É a ciência que tem por objeto de estudo o patrimônio das entidades e por objetivo transformar dados em informações úteis para a tomada de decisão de seus usuários, sejam internos ou externos. Confuso? Vamos ver na prática???
Ahhhh! Antes, deixa eu “falar” um pouco sobre pequenas e médias empresas: A importância destas empresas para a economia nacional são inquestionáveis. Absorvem boa parte da mão de obra; contribuem com o desenvolvimento do país; auxiliam na distribuição de renda da economia como um todo; entre outras coisas. Infelizmente, grande parte destas empresas não sobrevivem  aos primeiros anos de vida.
Tá, Legal! O que tem a ver contabilidade com pequenas e médias empresas e não sobrevivência???
O motivo que leva estas empresas a fecharem as portas é a falta de planejamento e controle. Na sua empresa você empresário sabe se o preço de venda está adequado com seus custos? Qual a sua rentabilidade? Qual sua lucratividade? Em quanto tempo seu estoque gira? Qual o prazo médio de recebimento? Qual a força do seu capital de giro? Qual seu grau de endividamento? Qual seu indice de liquidez? A resposta destas e outras perguntas é que te norteia a saber qual a posição da sua empresa no mercado, se está crescendo, se está no rumo certo ou não. E a ferramenta que te dá todo esse arsenal de informações é a CONTABILIDADE.
Agora você pode me perguntar: Mas eu tenho o escritório de contabilidade que eu pago todo mês não deveria eu ter acesso a todas essas informações? Infelizmente a carga tributária é tão alta e o sistema tributario é tão complexo com tantas obrigações principais e acessórias que a maioria dos escritorios de contabilidade ficam presos ao atendimento a legislação tributária. Por isso, aconselho a você empresário a procurar um profissional que te ajude a gerar e interpretar dados para a tomada de decisões, para a correta avaliação do posicionamento de sua empresa perante o mercado.  
Todas as empresas que não possuem uma contabilidade gerencial é como um barco lançado ao mar sem bússola...em algum momento ela se perde.

Por: Fabiano Silva de Sant'Ana

Nenhum comentário:

Postar um comentário