domingo, 22 de maio de 2011

PRO-LABORE

Boa noite, EMPRESÁRIOS!!!
Hoje vou falar sobre PRO-LABORE. Pro-labore é o "salário" que você como dono da empresa recebe por estar exercendo uma atividade dentro dela. (Cuidado!!! para não confundir com lucro distribuido). Este pro-labore possui uma carga tributária muito elevada 20% de INSS (parte da empresa) de 8 a 11% (parte de quem recebe) e mais 7,5 a 27,5% de imposto de renda conforme a tabela.
Portanto, devida a esta alta carga tributária, torna-se inviavel pagar um grande valor a titulo de pro-labore.
Agora você pode me perguntar, vou retirar o titulo de pro-labore só o valor correspondente ao salário mínimo e o resto a título de lucro distribuido já que este ultimo está livre de tributos? 
Te respondo que talvez não seja uma grande idéia. Porque? Seguinte: Imagine que você retire o valor de um sálario mínimo em pro-labore e sua função na empresa seja diretor financeiro, caso haja uma fiscalização, facilmente você poderá ser enquadrado como fraldador da previdência e outros, pois não representar a realidade do quanto você recebe com a sua função dentro da empresa.
Para se proteger de uma fiscalização e de altas cargas tributarias, aconselho definir seu pro-labore com base no valor que outras empresas do mesmo porte e ramo paga a estas pessoas neste mesmo cargo

Nenhum comentário:

Postar um comentário