quarta-feira, 25 de maio de 2011

A IMPORTÂNCIA DO FLUXO DE CAIXA


O fluxo de caixa é o controle das entradas e saídas de dinheiro de sua empresa, seja de que porte for. Ele é a ferramenta que demonstra receitas e despesas, listando as contas a pagar e os valores a receber – os pagamentos e recebimentos realmente ocorridos são lançados num controle diário de fluxo de caixa; os pagamentos e recebimentos previstos são registrados numa previsão ou projeção de fluxo de caixa.
O fluxo de caixa é considerado a ferramenta básica e indispensável para fornecer a você empreendedor as informações necessárias para tomar as decisões mais acertadas para seu negócio. O fluxo de caixa permite não só controlar a entrada e saída de capital, mas efetivamente reconhecer e tomar medidas acerca de problemas de caixa. Um bom fluxo de caixa permite, por exemplo, que você empresário perceba as áreas que estão “sugando” mais dinheiro do que deveriam, permitindo medidas que enxuguem custos e aumentem lucros. Por outro lado, a planilha de fluxo de caixa pode apontar seus “maus pagadores” ou dar uma visão real dos problemas com vendas e receita.
ATENÇÃO: De nada adianta o controle de fluxo de caixa se ele não for diariamente anotado e que todas as entradas e saídas sejam lançadas. Se você empresário não possuir essa disciplina, deve contratar alguém que possua para fazer o serviço! Num estudo recente do Sebrae de São Paulo, um dos fatores mais “mortais” para as empresas foi a chamada Sincronização entre receitas e despesas. Em outras palavras, um fluxo de caixa rigoroso e bem feito pode significar a diferença entre fechar as portas ou permanecer no mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário