sábado, 21 de maio de 2011

Implantando os 5 "S"

  • O que são os 5 "S"?
As empresas japonesas são as mais organizadas do mundo. Os japoneses implantaram como modelo de gestão uma teoria chamada de 5 "S" (hoje está em 10 "S") que são medidas para uma melhor gestão e organização tanto empresarial como pessoal
  • Primeiro "S": Senso de Utilização (Seiri)
É a arte de diferenciar o que é realmente necessário e descartar o que não é mais necessário.
  • Segundo "S": Sendo de Ordenação - (Seiton)
É colocar em ordem todos os materiais de trabalho, em lugares próprios e com identificação, facilitando a localização e acesso de modo que qualquer pessoa possa encontrá-los.
  •  Terceiro "S": Senso de Limpeza - (Seiso)
 Designa a necessidade de manter o mais limpo possível o espaço de trabalho. A limpeza, nas empresas japonesas, é uma atividade diária. Ao fim de cada dia de trabalho, o ambiente é limpo e tudo é recolocado em seus lugares, tornando fácil sa...ber o que vai aonde, e saber onde está aquilo o que é essencial. O foco deste procedimento é lembrar que a limpeza deve ser parte do trabalho diário, e não uma mera atividade ocasional quando os objetos estão muito desordenados.
  •  Quarto "S": Senso de Saúde - (Seiketsu)
É estabelecer procedimentos para assegurar a manutenção das condições higiênicas do ambiente de trabalho e das áreas de uso coletivo, que deverão estar organizadas, ordenadas e limpas. É preocupar-se com a sáude das pessoas de nível físico, mental e emocional e com aspectos relacionados com a poluiçao ambiental.
  • Quinto "S": Senso de Autodisciplina - (Shitsuke)
É a pratica constante dos demais sensos, para fazer as coisas certas naturalmente, transformando maus hábitos e criando bons hábitos, buscando o aperfeiçoamento constante. É pensar: o que está bom pode ficar ainda melhor.
  • Estes "s" vão até o 10, os tradicionais que perduraram mesmo foram os 5 primeiros.

Um comentário: